Última alteração: 2016-06-25
Resumo
O objeto em foco neste artigo traz o recorte temporal da constituição da República Velha e as suas demandas durante este período, articulando as mudanças no contexto histórico, social, econômico e político da época, principalmente evidenciando como estes pressupostos republicanos foram instaurados no país e que se desencadearam na escolarização brasileira. Com o objetivo principal de contextualizar o processo de Institucionalização das primeiras instituições escolares públicas na região Distrital de Itaiacoca, situada na zona rural do munícipio de Ponta Grossa-PR. A pesquisa se desenvolveu em um caráter bibliográfico e documental, realizada por meio do levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias encontradas em acervos públicos e particulares do Estado do Paraná, bem como jornais, revistas da época e endereços eletrônicos disponíveis em banco de dados. A partir da coleta dos dados e dos estudos aprofundados sobre os acontecimentos histórico-sociais marcantes, possibilitando compreender o processo de institucionalização, reconhecendo os determinantes que desencadearam este processo de ascensão na escolarização do munícipio e mais especificamente na região de Itaiacoca. Por meio do materialismo histórico-dialético, este que permite analisar a totalidade e seus determinantes, compreendeu-se o papel que a escolarização teve como legitimadora da classe dominante, fortalecendo aquela que ascendeu no domínio federativo e que disseminou por meio da institucionalização das instituições escolares, uma proposta de educação para o trabalho, para exercer o direito ao voto e reafirmar os princípios do nacionalismo baseado no “civismo e patriotismo”, e que as influências políticas desde a Proclamação da República até a década de 1950, caracterizaram a escolarização como o modo dominador de propagar, instituir e disseminar seus pressupostos.