Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A INFLUÊNCIA POLÍTICA NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO RURAL DE ITAIACOCA NO PERÍODO DE 1950
Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues, Vera Lúcia Martiniak, Mirian Margarete Pereira da Cruz

Última alteração: 2016-06-25

Resumo


O objeto em foco neste artigo traz o recorte temporal da constituição da República Velha e as suas demandas durante este período, articulando as mudanças no contexto histórico, social, econômico e político da época, principalmente evidenciando como estes pressupostos republicanos foram instaurados no país e que se desencadearam na escolarização brasileira.  Com o objetivo principal de contextualizar o processo de Institucionalização das primeiras instituições escolares públicas na região Distrital de Itaiacoca, situada na zona rural do munícipio de Ponta Grossa-PR. A pesquisa se desenvolveu em um caráter bibliográfico e documental, realizada por meio do levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias encontradas em acervos públicos e particulares do Estado do Paraná, bem como jornais, revistas da época e endereços eletrônicos disponíveis em banco de dados. A partir da coleta dos dados e dos estudos aprofundados sobre os acontecimentos histórico-sociais marcantes, possibilitando compreender o processo de institucionalização, reconhecendo os determinantes que desencadearam este processo de ascensão na escolarização do munícipio e mais especificamente na região de Itaiacoca. Por meio do materialismo histórico-dialético, este que permite analisar a totalidade e seus determinantes, compreendeu-se o papel que a escolarização teve como legitimadora da classe dominante, fortalecendo aquela que ascendeu no domínio federativo e que disseminou por meio da institucionalização das instituições escolares, uma proposta de educação para o trabalho, para exercer o direito ao voto e reafirmar os princípios do nacionalismo baseado no “civismo e patriotismo”, e que as influências políticas desde a Proclamação da República até a década de 1950, caracterizaram a escolarização como o modo dominador de propagar, instituir e disseminar seus pressupostos.

 


Palavras-chave


(Instituições Escolares; Educação Rural; Reconstrução Histórica; História Regional).

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