Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
BIBLIOTECA PÚBLICA COELHO NETO DE PORTO VITÓRIA-PR
Lucimara Bohrer

Última alteração: 2016-06-23

Resumo

Resumo: Compreender historicamente as Bibliotecas no Brasil é algo a ser pensado, pois este espaço tem uma longa trajetória uma vez que existe desde que o homem teve a necessidade de preservar o seu conhecimento formando e arquivando registros. No Brasil se tem relatos de seu surgimento durante o período Colonial, ainda com poucas obras e atuando em locais como colégios religiosos. Atualmente, existem vários tipos de Bibliotecas: as nacionais, universitárias, públicas, escolares e especializadas, com finalidade de proporcionar uma boa leitura ao pesquisador. Portanto, desta forma, em uma perspectiva histórica, esta pesquisa trouxe como foco o estudo da Biblioteca Pública Municipal da cidade de Porto Vitória. Neste estudo, apresenta-se como objetivo analisar o viés histórico e cultural deste espaço dentro da comunidade. Nesse norte, o caminho metodológico para trilhar este estudo pautou-se em Saviani (2008), Carvalho (2010), entre outros pesquisadores que auxiliaram a desvelar as nuances da historiografia local, permitindo evidenciar o quanto tais fontes revelam sobre as histórias e memorias construídas pela comunidade de Porto Vitória.

História. Biblioteca. Sociedade. Informação. Cultura

Texto completo: PDF