Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL
Claudinei Frutuoso, Antônio Carlos Maciel, Eliane de Araújo Teixeira

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre os princípios e concepções de educação integral no Brasil, o estudo baseia-se nas premissas que deram inicio a educação integral institucionalizada e por intermédio de políticas implantadas entre 1950 e 2005. Esta abordagem se inicia com construção da primeira escola-parque, a experiência, embora não seja denominada por seu criador como educação integral, possui características que a permitem assim classificar. A outra experiência é a dos Cieps, que foi pensada por Darcy Ribeiro num modelo distinto do primeiro. Os CEUS são apresentados aqui como experiência que merece destaque, pois não sendo esta uma escola de educação integral traz em sua estrutura um espaço propicio para o desenvolvimento de um tipo de educação voltada para as camadas mais paupérrimas da população. Neste modelo, o que chama a atenção além da estrutura é a proposta pedagógica e a organização escolar. Por fim, apresenta-se uma experiência desenvolvida no norte do país denominada Projeto Burareiro de Educação Integral. Experimento que funcionou nos anos de 2005-2006, essa proposta pedagógica teve como base teórico-metodológica a Pedagogia Histórico-Crítica. Assim, este texto tem como objetivo caracterizar o percurso das políticas de educação integral no Brasil como registro histórico de um momento. Percebe-se, porém que, embora se tenha progredido pedagógica e organizacionalmente, a escola de educação integral ainda está aquém das reais necessidades das demandas a que se destina.

Palavras-chave

Concepções de Educação; Políticas Educacionais; Princípios Pedagógicos; Educação Integral

Texto completo: PDF