Última alteração: 2016-07-07
Resumo
Esse trabalho, tem como objetivo a compreensão da identidade do docente do curso de Graduação em Direito de uma faculdade no Sul de Minas Gerais, num ambiente educacional derivado de uma crise da tradição e do humano, que segundo Arendt (2014) retrata as profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas ocorridas no século XX. Assim, visou compreender, sob a perspectiva de análise arendtiana, o rompimento com a tradição na formação do profissional do Direito e a construção de sua identidade neste cenário social. O estudo partiu da compreensão do perfil docente do professor, na visão dos próprios docentes e dos discentes, relacionando-o com o histórico dos cursos jurídicos no Brasil. De natureza qualitativa, com enfoque compreensivista, realizou-se análise documental, bibliográfica (Hannah Arendt e Dermeval Saviani), além de aplicação de questionário semiestruturado aos docentes e discentes, concluintes e ingressantes, da graduação de Direito em uma faculdade no Sul de Minas Gerais. Compreendeu-se, após análise histórica dos cursos jurídicos, sua formação e desenvolvimento, e, através da análise dos questionários, a influência da inovação na identidade docente formada dos professores do curso de Direito, após o esfacelamento da tradição, tornando-se consolidada a profissão técnico-jurídica não docente como requisito integrante da identidade docente.