Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
DA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA À EDUCAÇÃO INTEGRADA: COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Maria Ciavatta

Última alteração: 2016-05-30

Resumo

Neste texto, temos como objetivo principal trazer algumas questões da pesquisa sobre como se escreve a história da educação profissional. Tomamos como objeto de estudo a polêmica questão da formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional e seus fundamentos em uma concepção histórica da educação e trabalho. Três questões teóricas principais estão na base deste projeto: a história como processo e a história como método, a história do presente e os estudos comparados. Do ponto de vista empírico-documental, tratamos o tema a partir de fontes secundárias e de fontes primárias, entrevistas com professores e documentos de escolas que preparam para o trabalho, os atuais Institutos Federais. Do ponto de vista da totalidade social onde os fenômenos ganham expressão e significado, fazemos uma breve análise das contradições inerentes às crises do capitalismo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa em curso. A documentação obtida com os relatos, teses e dissertações indicam as dificuldades da implantação da formação integrada, não obstante o reconhecimento de seu potencial para a formação dos alunos, aproximando os conhecimentos gerais das disciplinas do ensino médio e os conhecimentos específicos da educação profissional.

Texto completo: PDF