Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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Marxismo e História da Família: resposta aos opositores da chamada "ideologia de gênero" na educação
José Luis Derisso

Última alteração: 2016-05-25

Resumo


O objetivo central deste artigo é abordar numa perspectiva crítica os argumentos por meio dos quais a questão de gênero tem sido tratada por setores do catolicismo conservador que a denomina “ideologia de gênero” e a identifica com uma suposta estratégia marxista de solapar os alicerces da civilização ocidental começando pela destruição da família. A vinculação entre marxismo e “ideologia de gênero” respaldou a atuação da oposição parlamentar à inclusão da questão de gênero no Plano Nacional de Educação, capitaneada pela assim chamada Bancada Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, cujos argumentos negam a historicidade das instituições sociais ao naturalizar a família, a moral e a propriedade privada. Os principais recursos para sustentar de tal tese têm sido as citações de Marx e Engels descontextualizadas ou adulteradas por meio da colagem de passagens esparsas retiradas de suas obras. Com o intuito de “desconstruir” tais argumentos, apoiamo-nos nos originais de Marx e Engels citados pelos opositores da questão de gênero, a saber: Ideologia Alemã e Origem da Família, do Estado e da Propriedade Privada; e trazemos à luz a reflexão que o intelectual católico Jacques Maritain realizou sobre o marxismo em o Humanismo Integral, uma obra de 1937, para demonstrar que existe uma radical diferença entre os métodos deste autor com aqueles que constituem objeto de nossa crítica.

Palavras-chave


Marxismo; gênero; família; religião; educação.

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