Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: ALGUNS APONTAMENTOS
Joao Carlos da Silva

Última alteração: 2016-06-16

Resumo


Este artigo examina a produção acadêmica no campo da História da Educação na região Oeste do Paraná, tendo como ponto de partida os Programas de Pós-Graduação em Educação. Trata-se de um ensaio bibliográfica apresentando a produção existente  por esse grupo de pesquisadores, as perspectivas e desafios postos em História da Educação. A necessidade de um balanço sobre este tema surge da necessidade de um mapeamento de forma á apontar os temas mais abordados e as lacunas existentes. Tais estudos são necessários ao possibilitar a compreensão do estado atingido pelos temas priorizados, às fontes, os períodos recortados, as abordagens teórico-metodológicas e os recortes geográficos. Este mapeamento possibilita o processo de inventariar essa produção traçando tendências, as revisões necessárias, para discutir e saber o que foi produzido, como foi produzido e o que está ou ainda pode ser produzido. Nos últimos anos tem se produzido um numero significativo de pesquisas acerca do levantamento da produção acadêmica diante da necessidade colocada na área de um balanço crítico sobre a produção na área, conforme Lombardi (1993); LOPES; GALVÃO, (2001); Fonseca (2003). Este tipo de produção é realizado a partir do mapeamento de “onde”, “quem”, “quando” e como foram produzidos os textos, no sentido de inventariar, relacionando ou comparando as produções. Identificamos um importante crescimento de pesquisa sobre a história regional nos últimos anos decorrente da expansão dos programas de Pós-graduação na região oeste, não se restringindo somente ao programa em educação da UNIOESTE, mas se fazendo presente em outras instituições. No conjunto da produção verifica-se uma emergência de novos estudos e perspectivas de abordagens. Ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, vimos à necessidade de construção de redes de pesquisadores no sentido de impulsionar novas investigações.


Palavras-chave


Historiografia, história da educação, região oeste do Paraná.