Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ENTRE O PROCLAMADO E O REAL: AS CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL PRESENTES NO CONTIDIANO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE RONDÔNIA
Cláudia Barbosa Lôbo, Marco Antonio De Oliveira Gomes, Gedeli Ferrazzo, Wanda Isabel Senatore Vargas Rodrigues

Última alteração: 2016-05-25

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar as formas de materialização das políticas públicas em torno da Educação Integral do Estado de Rondônia. Percebe-se a urgência de aprofundarmos a análise do tema, na tentativa de apontarmos seus limites e possibilidades. Tal imperativo reside no fato de que a implementação da Educação Integral comporta uma série de lacunas em sua materialização em diferentes escolas do país, e mais especificamente no caso de Rondônia. Analisar estas questões é uma tentativa de compreender o caráter ideológico das políticas dualistas na história da educação brasileira, que se apresentam como de “interesse geral” e democráticas, mas que expressam os interesses hegemônicos do capital. Para tanto, foram entrevistados 44 gestores 42 coordenadores e 8 professores envolvidos com as atividades da educação integral no Estado de Rondônia, utilizando-se de um roteiro, para entrevista com três questões norteadoras. Diante do exposto, e tendo em vista os objetivos da pesquisa e os problemas colocados, o texto se ampara no campo da concepção do materialismo histórico dialético, com vistas a ter compreensão das contradições que atravessam a sociedade de classes, e evidentemente, a educação escolar. O referencial teórico se fez por meio de uma opção teórica alicerçada em autores como Marx (1977), Engles (1980), Marx; Engles (1980), Manacorda (1996) e Saviani (2008; 2013). Esse referencial serviu de suporte para elaboração do roteiro da entrevista e para a análise dos dados. Dessa forma, constata-se que a caracterização do modelo de Educação Integral implementado no Estado de Rondônia e suas formas de materialização colocam em evidência a necessidade do aprofundamento do debate público sobre o tema, pois explicita um problema para a política educacional contemporânea e uma aguda contradição.

Educação Integral;Concepção de Educação Integral; Rondônia.

Texto completo: PDF