Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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DIDÁCTICA MAGNA, RATIO STUDIORUM E GUIA DAS ESCOLAS CRISTÃS: MARCOS HISTÓRICOS DA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO MODERNO
Ribamar Nogueira da Silva

Última alteração: 2016-06-16

Resumo


Esse estudo trata, inicialmente, de algumas aproximações sobre a origem do conceito de currículo presentes na historiografia, situando a origem do sentido contemporâneo do termo – resultado do desenvolvimento das forças produtivas na passagem do sistema feudal para o capitalista – no período entre os séculos XVI e XVIII, em que se caracteriza a Era Moderna. Na sequência, segue a análise das seguintes obras: a Didáctica Magna de Comênio, o Ratio Studiorum da Companhia de Jesus e o Guia das Escolas Cristãs (Conduite des écoles chrétiennes) de João Batista de La Salle, consideradas fundamentais na história do currículo, ao definirem aspectos constituintes da teorização curricular, ainda válidos na contemporaneidade. Conclui-se que, elaboradas em meio às contradições da sociedade, que resultaram na transição entre modos de produção da existência (do feudalismo medieval para o capitalismo moderno), as obras representaram, no nível da superestrutura, o movimento estrutural da base material, que, então, demandava um novo tipo de força produtiva. Nesse sentido, compreende-se a existência de algo em comum entre Comênio, os jesuítas e os lassalistas: a organização de programas de ensino que assimilaram a lógica dos processos que possibilitaram a superação do artesanato pela manufatura naquele período e, depois, nos séculos seguintes, da manufatura pela indústria. Com efeito, tais programas, construídos sob múltiplas determinações, apesar de históricos e transitórios, inserem-se na dinâmica da totalidade concreta da sociedade burguesa, mantendo a sua importância e validade em fases mais avançadas do capitalismo, justificando o revelo que essas três obras adquirem na história do currículo.


Palavras-chave


História da Educação; Currículo, Didáctica Magna; Ratio Studiorum; Guia das Escolas Cristãs