Última alteração: 2016-05-23
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos acerca da pesquisa que se encontra em desenvolvimento, cuja finalidade é analisar as teorias pedagógicas relacionadas à implantação da Política Nacional para Educação Inclusiva nos Sistemas de Ensino da região Oeste do Paraná, a partir da década de 1980. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica pretende-se explicitar as propostas de educabilidade para Pessoa com Deficiência (PCD). Para tanto, são utilizadas referências bibliográficos que abordam as questões relacionadas ao currículo e os documentos norteadores das Políticas Educacionais dos diferentes Sistemas de Ensino, aos quais as instituições escolares que atendem à escolarização da Pessoa com Deficiência estão vinculadas. Também abordaremos conceitos tais como: Estado, Políticas Sociais, Políticas Educacionais, Currículo e Concepção de Desenvolvimento Humano, partindo do pressuposto de que as teorias não são neutras e podem expressar concepções diferentes e até mesmo antagônicas. O escopo de tal investigação é referenciar, conceituar e provocar discussões que subsidiem os profissionais que atuam na Educação Especial, os gestores das instituições de ensino, os membros dos Conselhos Municipais da Educação e os Fóruns Municipais da Educação, com vista à defesa de uma pedagogia que tenha como fim a emancipação dos alunos com e sem Deficiência das redes públicas de ensino.