Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: POLÍTICA EDUCACIONAL EM DEBATE
Angelo Juliano Carneiro Luz, Kaite Zilá Wrobel Luz

Última alteração: 2016-06-26

Resumo


O texto apresenta a pesquisa documental e bibliográfica “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação física: o fim do bacharelado?”, desenvolvida como Projeto de Pesquisa Especial, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – campus Irati/PR, cujas reflexões e considerações apresentadas compõem a primeira parte da investigação a respeito do trâmite da proposição do Conselho Nacional de Educação em relação às novas Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Educação Física. Os objetivos definidos almejaram analisar o processo histórico pertinente à constituição das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação em Educação Física a partir da década de 1990 e possibilitar a reflexão a respeito de alguns posicionamentos teóricos mediante a consolidação do aspecto formativo do sujeito. Como método de intervenção investigativa, adotou-se o materialismo histórico dialético, pois permite compreender a realidade na perspectiva da totalidade social, consubstanciando a apreensão dos elementos mediadores, dentre eles a política, a economia e as relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos na elaboração das políticas públicas. Nesse sentido, para realizar as análises das mediações e contextualizar historicamente os encaminhamentos para a consolidação de novos parâmetros legais para os cursos de graduação em educação física, reporta-se a década de 1990 como período de referência para compreender as reformas ocorridas no aparelho do Estado brasileiro e na educação. As inferências de Saviani (2014), Manacorda (2008) norteiam as discussões referentes à compreensão do ensino omnilateral. Castellani Filho (1998) figura importante referência no sentido de apontar posicionamentos referentes a um currículo específico para licenciatura e bacharelado. Sendo assim, os apontamentos desdobram-se em dois momentos, sendo eles, a formulação da política educacional e as diretrizes curriculares no contexto contemporâneo.

Palavras-chave


Política Educacional; Diretrizes Curriculares; Educação Física.

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