Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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EDUCAÇÃO, LIBERDADE E POLÍTICA NA REFLEXÃO MARXIANA
Ariovaldo Oliveira Santos, Francieli Araujo

Última alteração: 2016-05-30

Resumo


O avanço das políticas identificadas como neoliberais fomentou uma leitura essencialmente pragmática a respeito da educação. Neste sentido, sua finalidade foi convertida quase que exclusivamente à necessidade de atender às exigências das transformações econômicas em curso, para o que se passou a requisitar, em diversos ramos de atividade, de um trabalhador polivalente ou mais reativo às situações. Contrapondo-se a esta perspectiva, o artigo desenvolvido procura resgatar o debate da educação não como instrumento para o mercado de trabalho e sim como mediação necessária no processo de constituição de seres sociais que, avançando para além da polivalência ou politécnia, realizem individual e coletivamente a omnilateralidade humana. Neste sentido, adota como referencial reflexões contidas na obra marxiana e engelsiana, às quais foram posteriormente reapropriadas por marxistas como V. I. Lênin ou Antonio Gramsci. Contudo, a perspectiva aqui seguida é de compreender a educação como processo mais amplo do que aquele que se efetiva dentro de instituições especificamente voltadas a esta tarefa, como é o caso das escolas. Busca-se, ao longo do artigo, que trabalha a educação, a liberdade e a política como categorias, apontar para que a educação é um processo mais amplo, que envolve a totalidade do ser social e que atua no sentido de distanciá-lo cada vez mais dos outros seres, orgânicos e inorgânicos. O artigo opera com a hipótese de que educação, liberdade e política não podem ser dissociadas na obra marxiana e engelsiana, amarrando-se a um determinado projeto que é o de construção do embate, nas condições capitalistas de produção, à própria sociabilidade burguesa. Em seu conjunto, a obra marxiana e engelsiana apresentam-se coerentes neste sentido. Contudo, escapa à finalidade do artigo analisar as condições concretas nas quais se dá a relação educação-liberdade-política, resguardando-se o estudo a apresentar apenas alguns elementos neste sentido. O caminho adotado visa resgatar a necessidade de pensar a educação para além do pensamento único na qual cada vez mais é encerrado o debate e no qual se perde de vista que educação é uma manifestação do ser social muito mais ampla do que uma formação para desempenhar determinada função produtiva.


Palavras-chave


Educação; Liberdade; Política; Luta de Classes; Emancipação Social.

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