Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA
KAITE Zila Wrobel Luz

Última alteração: 2016-06-26

Resumo


O objetivo deste trabalho é realizar uma breve análise dos artigos referentes às políticas educacionais de formação continuada e alfabetização, no sentido de promover elementos para a compreensão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A proposta de discussão se configura em quatro momentos, os quais apresentam os dados levantados na pesquisa bibliográfica realizada junto aos periódicos da CAPES, bem como alguns apontamentos e encaminhamentos referentes ao tema proposto. Sendo assim, apresentamos um quadro demonstrativo a respeito dos temas abordados com um breve resumo das discussões elaboradas pelos autores, no intuito de identificar pontos relevantes apresentados na literatura em relação às políticas educacionais. Para contribuir com as análises e apontamentos realizados, autores como Saviani (2008) e Azevedo (2011), os quais possibilitam demonstrar as contradições, carências, embates e discussões teóricas presentes nas pesquisas e nas políticas públicas da educação brasileira. Portanto, esse texto posiciona algumas discussões importantes, referenciadas a partir de pesquisas divulgadas em periódicos, com o intuito de contribuição para a reflexão referente à formalização das políticas educacionais, bem como colaborar para a compreensão de alguns aspectos e finalidades especificas do PNAIC, face ao contexto neoliberal da sociedade capitalista.

 


Palavras-chave


políticas públicas educacionais, formação continuada, alfabetização.

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