Última alteração: 2016-07-07
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar um recorte teórico da matriz educacional da escola brasileira como também refletir sobre as políticas públicas educacionais no Brasil e sua adesão às orientações de organismos internacionais como o Banco Mundial desde a década de 1990. O recorte, assim como a reflexão, fundamenta-se em autores que procuram apreender teórica e empiricamente as concepções e os conceitos que permeiam a educação escolar no ensino fundamental, bem como o desafio de pensar escola pública no século XXI, discutindo na perspectiva de um recorte temporal, capaz de orientar a reflexão que o texto se propõe. Para desenvolvimento do estudo utilizou-se de pesquisa bibliográfica em, Freitas (2012); Bello (2011); Saviani (2008); Rocha (2005); Libâneo (2002, 2009, 2011, 2013); Eby (1970); Charlot (2013); Lopes e Macedo (2011) entre outros, como também, discussões no Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no ano de 2014.