Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
AS ESCOLAS ISOLADAS E O ENSINO PRIMÁRIO NO MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO-SC 1980-1990
Tania, Corosque, Valéria Aparecida Schena

Última alteração: 2016-06-25

Resumo

A presente pesquisa tem como cunho investigar as Escolas Isoladas da Rede Municipal de Ensino de Porto União-SC. Apresenta-se como objetivo geral: analisar a cultura escolar constituída nas Escolas Isoladas, através da catalogação e organização do material pedagógico das Escolas Isoladas, com o intuito de discutir a cultura escolar existente no ensino primário de Porto União, entre as décadas de 1980 a 1990.  Nesse tocante, o interesse deste estudo/catalogação é voltado para documentos escolares até o final da década de 90, do século passado. Justifica-se esta pesquisa pelo fato de contribuir para compreender uma parte da história da educação catarinense e mais especificamente no norte de Santa Catarina, região do município de Porto União.  Neste sentido, as escolas e a rede municipal constituem o universo que compõe o cenário das tarefas que caracterizam as condições pedagógicas que emergiam no cotidiano escolar dessas realidades. Portanto, o presente estudo apresentou resultados parciais, de uma pesquisa documental, cujo intuito é desvelar a organização do ensino primário realizado pelas Escolas Isoladas Municipais de Porto União.

Texto completo: PDF