Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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O ENSINO DE FILOSOFIA PARA A CLASSE TRABALHADORA: INDICAÇÕES A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Carine Ane Jung

Última alteração: 2016-06-28

Resumo


O presente artigo se propõe a discutir aspectos relacionados ao ensino de Filosofia direcionado para classe trabalhadora, por meio da escola pública, na contemporaneidade a partir do aporte teórico da pedagogia histórico-crítica, da psicologia histórico-cultural e do pensamento do filósofo marxista Antonio Gramsci, pressupostos ancorados no materialismo histórico-dialético. A função social atribuída à Filosofia, enquanto disciplina curricular no Ensino Médio, aparece nos documentos oficiais, manuais didáticos e propostas de ensino que orientam o trabalho com os conteúdos filosóficos na escola, pautada por justificativas que, em sua maioria, ressaltam a efetiva contribuição da disciplina para a formação de indivíduos críticos da realidade em que estão inseridos. Entretanto, evidenciamos em nossa prática docente que, grande parte destas propostas, apesar de promulgarem uma formação distanciada de preceitos resultantes do senso comum, nem sempre fornecem os elementos imprescindíveis para esta formação, desconsiderando tanto características fundamentais do processo cognitivo dos estudantes, quanto a importância do acesso e contato com os textos dos autores clássicos da História da filosofia para a aprendizagem. É, em decorrência desta constatação, a partir da análise do principal aspecto relacionado à pertinência do ensino da Filosofia na escola, que realizamos a indicação do caminho teórico-metodológico do materialismo histórico dialético como o fundamento que compreendemos possuir em si a possibilidade de auxiliar e incentivar os jovens filhos da classe trabalhadora, ou já inseridos no mundo do trabalho a ascenderem à condição de homens libertos das interpretações decorrentes do senso comum, ou seja, que estes se tornem capazes de construírem concepções de mundo mais coerentes com posição social e cultural que ocupam dentro da realidade em que se reproduzem.


Palavras-chave


Ensino de Filosofia; Pedagogia histórico-crítica; Psicologia histórico-cultural; Antonio Gramsci

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