Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE RELATÓRIOS ESCOLARES DO APRENDIZADO AGRÍCOLA “VISCONDE DE MAUÁ” - 1942
Matias José Landim, Fernanda Stefani Alves Costa, Melissa Salaro Bresci

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

O presente estudo busca analisar e entender os fatos presentes em um relatório encontrado no arquivo escolar do então Aprendizado Agrícola Visconde de Mauá, instituição que abrigava meninos que buscavam um ensino primário e para o trabalho no campo, atualmente um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), situado na cidade de Inconfidentes/MG. Este estudo foi realizado por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura e Matemática membros do projeto de iniciação científica “O Arquivo Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes: preservação da memória escolar” que procura limpar, organizar e analisar documentos pertencentes ao  mesmo. O documento em questão datado de 1942 contém diversos assuntos, desde burocráticos até relacionados ao ensino do local. Uma vez que, como o nome já diz, o aprendizado oferecia um ensino agrícola, o documento mostra muito dos trabalhos executados pelos próprios alunos no campo. Chama atenção a grande taxa de reprovação e evasão dos alunos. O que melhor é retratado no documento é a precariedade da estrutura física em todas as imediações do aprendizado. No tocante ao ensino das matérias essenciais nota-se a influência de diversos fatores na qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e na própria vida dos mesmos. Vários trechos do registro mostram aspectos que desmotivavam os alunos à continuar seus estudos naquele local, contribuindo para as taxas de desligamento.  A partir dessa seleção, pretende-se levantar quais questões estariam relacionadas à evasão no aprendizado: como estrutura física, a reprovação, o trabalho no campo como método de ensino e suas influências na formação acadêmica e social dos educandos no local no ano de 1942.

História da Educação; arquivo escolar; desligamentos

Texto completo: PDF