Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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CONTRADIÇÕES DA NOVA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NO ESTADO DO AMAZONAS – O CASO DO PFPEP
IZONE SOUZA TRINDADE, ROSIMERI DA SILVA PEREIRA

Última alteração: 2016-05-23

Resumo


RESUMO: O presente trabalho, apresentas resultados parciais, fruto de uma investigação iniciada num trabalho de Conclusão de Curso, defendido pelo Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas. O propósito aqui se trata de recuperar as especificidades do Programa de Formação de Profissionais da Educação Pública (PFPEP), como expressão historicamente determinada no âmbito das políticas educacionais implementadas no Estado do Amazonas a partir de 2012. Nesse sentido é objetivo deste artigo apresentar uma reflexão sobre o modo de funcionamento do Programa de Formação de Profissionais da Educação Pública (PFPEP) frente aos novos rumos das políticas públicas de formação continuada no Brasil. Se numa perspectiva dialética as categorias de pesquisas não são analisadas na qualidade de objetos fixos, mas em movimento, o intuito neste caso é o de realizar uma discussão para além de uma visão estática da realidade sobre as políticas públicas de formação de professores no Estado do Amazonas mediada pelo mapeamento de dados e informações  oficiais que expressam indícios capazes de compor uma reflexão sobre a formação continuada regional tendo por base os recentes parâmetros previstos na Resolução n.2 de 1º de julho de 2015 do Conselho Nacional de Educação  (CNE) bem como a Instrução Normativa de  nº 004/2012 da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC) que de certo modo evidencia os novos rumos das políticas públicas educacionais que se dizem atentas às exigências de parâmetros nacionais de avaliação e qualidade da educação brasileira. Nesse sentido verifica-se que o Conselho Nacional de Educação (CNE) por intermédio da Resolução de Nº 2 publicada em 1º de julho de 2015 disciplina as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura), compondo um certo destaque para a formação continuada brasileira. No caso do Estado do Amazonas verifica-se a expressão de um movimento contraditório de conformação de ações novidadeiras no campo da Formação de Profissionais da Educação Pública pois se pauta em ações de controle e monitoramento e de avaliação de desempenho de um grupo restrito de docentes – referimo-nos neste caso aos novos educadores, que recém-ingressaram como servidores da rede pública estadual de ensino e que portanto estiveram vinculados ao processo de estágio probatório, nomeados a partir de 2012.


Palavras-chave


formação continuada em serviço, politicas publicas, SEDUC, CNE

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