Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO SER SOCIAL
Eraldo Leme Batista, Sônia Ribeiro de Lima

Última alteração: 2016-07-15

Resumo


Este artigo científico tem como objetivo analisar a formação do professor no atual período histórico e as implicações da mesma para o processo de ensino aprendizagem. As ênfases nas reflexões direcionam-se especialmente à formação de professores, por entender que estes, de posse de um pensamento crítico, sendo um elo de ligação entre o conhecimento espontâneo e o conhecimento científico, tendo na escola pública o local mais propício para a transmissão deste saber, são capazes de contribuir para a formação de seres sociais críticos e ativos na sociedade. Os pressupostos desses questionamentos estão baseados na teoria histórico-cultural, a partir de seus fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos, onde o indivíduo se humaniza a partir das suas interações sociais. Somando-se a teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica, no contexto educacional, tem como objetivo contribuir para as relações sociais e seu processo de transformação. Como metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica e do diálogo com autores que se situam na perspectiva crítica da educação, entre os quais estão Demerval Saviani, Marilda Gonçalves Dias Facci e Neidson Rodrigues.


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