Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A CRIAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO NA DÉCADA DE 60 – RIO DE JANEIRO
Karyne Alves dos Santos

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

O trabalho compartilha a investigação realizada no Curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores do Estado do Rio de Janeiro  - FFP/UERJ, cujo foco foi a  história do Curso Normal do município de São Gonçalo – Estado do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, os caminhos da investigação levaram-me a discussão do direito à educação na Cidade na década de 60, período de criação do primeiro Instituto de Educação do município. A partir dos indícios (GINZBURG, 1989) desenvolvi uma pesquisa qualitativa, tendo como fonte o primeiro impresso do município - o Jornal O SÃO GONÇALO. O conceito de história foi discutido a partir de Benjamim (1996) e Nunes (2003). Utilizei abordagem teórica da micro-história: decifração de pistas (GINZBURG, 1989) e conceito de escala (REVEL, 1998).  A implantação dos Grupos Escolares iniciou-se no Brasil em 1893, no Estado de São Paulo e tratava se de um modelo de organização do ensino primário racionalizado e padronizado. O direito à educação no ideal republicano se expressou na garantia de prédios escolares em todos os municípios fluminenses. No município de São Gonçalo, os investimentos sociais apontam para os anseios eleitoreiros. Em reportagem do Jornal “O SÃO GONÇALO”, publicada em 21 de janeiro de 1968, o Governador Geremias Mattos Fontes garantiu a construção de 500 salas de aula no Estado. A expansão dos Grupos Escolares no município de São Gonçalo intensificou-se no período da ditadura militar. Os militares entendiam a escola como uma possibilidade de manutenção da “ordem, progresso e segurança”. A pesquisa justifica-se pela necessidade da reflexão e conhecimento da expansão dos Grupos Escolares no município, com vistas a garantia e fortalecimento do direito à educação.

Grupo Escolar; Educação Fluminense; Instituições Escolares

Texto completo: PDF