Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NOS 20 ANOS DA MODALIDADE EJA NO BRASIL: UMA ÁNALISE DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NOS GOVERNO FHC (1995-2002) E LULA (2003-2010)
Andressa Luiza de Souza Mafra

Última alteração: 2016-06-10

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil foi instituída como Modalidade da Educação pela promulgação da LDB nº 9.394/1996. O objetivo deste trabalho é reconstruir a história da Modalidade, a partir da análise dos documentos oficiais e dos programas federais de alfabetização para jovens com idade superior à 15 anos completos e adultos, instituídos nos governos Fernando Henrique Cardoso (1998-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o Programa Alfabetização Solidária (PAS) e o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) respectivamente. Ao analisar os documentos oficias dos programas de alfabetização para jovens e adultos dos governos FHC e Lula, contatou-se que as propostas educacionais dos dois programas se assemelham às propostas de campanhas de alfabetização em massa, de ação rápida e condensada, das décadas de 1940 a 1980.


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