Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR: AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO ÀS CUSTAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Luciana Charão de Oliveira, Adriana Cristina Omena dos Santos

Última alteração: 2016-06-26

Resumo

Esse artigo é parte integrante da tese da autora principal que encontra-se em processo de desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objeto de estudo é o trabalho docente na Educação a Distância. Apresenta conceitos e categorias iniciais a serem desenvolvidos em profundidade em momentos posteriores da escrita da tese. A elaboração das políticas para o ensino superior passou por um processo de reconfiguração em meados dos anos 1990, período no qual as manobras do mercado neoliberal foram adequando mais incisivamente a Educação aos seus objetivos. Nesse ínterim a escola assume a função de preparatória para o mercado de trabalho em detrimento da formação intelectual e humana dos indivíduos. Escolhemos como ponto de partida para a análise das políticas educacionais no contexto referido, a Reforma do Aparelho do Estado (MARE) ocorrida no ano de 1995. A Educação a Distância que foi reconhecida como modalidade educacional pela Lei de Diretrizes e bases da Educação, LDB nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, aparece segundo nosso entendimento, como uma forma de ‘diversificação’ do ensino superior que ocasiona por assim dizer, a precarização do trabalho docente haja vista a reconfiguração deste trabalho especialmente no tocante às condições em que ele se realiza. Para realizarmos o levantamento bibliográfico sobre o assunto, utilizamos autores tais como, Mill (2010), Mancebo (2015), Antunes e Alves (2004), Kuenzer (2005), Alonso (2013), Lucena et al.(2012), Noronha (2014), Oliveira er. al (2002), dentre outros. Por se tratar de uma pesquisa em fase de elaboração, ainda não são apresentados resultados conclusivos, prevalecendo, pois, no texto uma abordagem de categorias e elementos conceituais para viabilizar a discussão sobre o tema e promover a reflexão.

Palavras-chave

Política educacional; Ensino Superior; Educação a Distância, Reconfiguração do Trabalho docente; Precarização.

Texto completo: PDF