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ENSINO MÉDIO E DCNEM-2011: CAMINHOS PERCORRIDOS E POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS
Última alteração: 2016-06-23
Resumo
O artigo apresenta um panorama do Ensino Médio no Brasil, pautando-se numa análise dos aspectos históricos, econômicos e políticos que influenciam e refletem no sistema educacional atual, sobretudo, no que tange a última etapa da educação básica. Procura-se dissertar criticamente sobre os avanços, limites e possibilidades que permeiam o Ensino Médio Inovador proposto pelo MEC e explicitado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que apresentam um forte discurso de inovação e superação. Assim como, elencar que há vários limites e desafios que precisam ser superados, sendo um deles, a falta de investimento e descaso com essa etapa de ensino o que impossibilita que mudanças recentes no aspecto legal possa se materializar. Para isso, parte-se de um resgate histórico do período relacionado ao governo de Fernando Henrique Cardoso, discorrendo sobre o Paradigma da Pedagogia das Competências até os dias atuais. Tendo como objeto de estudo o Ensino Médio embasado na nova proposta do MEC reforçada pelas DCNEM, primeiramente, buscamos a historicidade desta etapa de escolarização que durante tanto tempo foi, e continua sendo marcada por uma educação dualista. Consequentemente, realizamos uma análise minuciosa das Diretrizes, considerando-a como um avanço em relação às DCNEM vigentes anteriormente, porém, estas estão inseridas em uma perspectiva de política neoliberal. Por fim, aponta-se que as Diretrizes atuais estão pautadas em avanços significativos, sendo que uma conquista crucial foi a obrigatoriedade do Ensino Médio, garantindo acesso e permanência. Porém há vários limites e desafios que precisam ser superados, sendo um deles, a falta de investimento, descaso e superação de uma proposta dual de ensino.
Palavras-chave
Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio; Proposta de Inovação; Políticas Públicas e Educacionais.
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