Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO POLITÉCNIA NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FRANCISCO BELTRÃO/PR E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COMO REFERÊNCIA
NARA TATIANA COSTA, CLÉSIO ACILINO ANTONIO

Última alteração: 2016-06-21

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão/PR. A pesquisa propôs-se discutir os desafios da educação politécnica numa instituição de Ensino Médio Técnico e Profissional, Colégio Agrícola de Francisco Beltrão, voltado aos filhos dos trabalhadores do campo, o qual é constituído na maioria por jovens da agricultura familiar, fator que levou a analisar seu projeto educativo de união da educação e trabalho. No primeiro momento, como referência prática de uma educação pelo trabalho, o artigo discute a educação politécnica a partir do conceito de politecnia, o qual vem gerando opiniões distintas entre os estudiosos. Apresenta elementos teóricos dessa discussão a partir de Lunatcharski, Pistrak, Saviani, Frigotto, Kuenzer, Machado, dentre outros, que auxiliaram na análise dos princípios da escola politécnica unificada do trabalho e da definição de seus princípios. No segundo momento, o artigo discute alguns aspectos das experiências escolares de educação politécnica que se materializaram na República Soviética, Alemanha, em Cuba e no Brasil em diferentes periodizações e espaços. Os contextos dessas experiências constituem uma visão importante para evidenciar a complexidade de se levar a efeito um projeto educativo fundamentado nos princípios da politecnia na sociedade capitalista. Por fim, as considerações finais buscam representar como a discussão da relação educação e trabalho, a partir dos princípios da politecnia é importante ao desafio de um projeto educativo de inserção do jovem do campo na condição de trabalhador politécnico.

politecnia

Texto completo: PDF