Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O CAPITAL CULTURAL INCORPORADO POR PROFESSORAS QUE ATUAM EM CONTEXTOS DISTINTOS: SUBSÍDIOS AUTOBIOGRÁFICOS PARA SE PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE
Eva Poliana Carlindo

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

Este trabalho analisa, segundo a perspectiva sociológica bourdieusiana, investimentos em aquisições culturais feitos por nove professoras que lecionavam para os anos iniciais da escolarização básica e atuavam, concomitantemente, em escolas públicas e privadas, localizadas na região central do estado de São Paulo. Parte-se da hipótese de que uma docência de boa qualidade expressa-se pela alta qualidade do capital cultural incorporado pelo professor ao longo de sua trajetória de vida mediante sua participação em diferentes espaços socioculturais bem como na utilização de recursos institucionais que auxiliem e enriqueçam o exercício de sua prática profissional. Os sujeitos-participantes responderam a um questionário e concederam entrevista semiestruturada de caráter autobiográfico formulada em três macroeixos: i) trajetória pessoal; ii) trajetória escolar e acadêmica e iii) trajetória profissional. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica ‘Análise de Conteúdo’, segundo Laurence Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que as docentes entrevistadas reconhecem a importância do investimento em cultura erudita como profissionais e pessoas. Contudo, a participação em espaços culturais como museus, centros culturais, teatros e cinemas é incipiante. Ocorrem, em sua maioria, em conjunto com a sala de aula e em horário de trabalho. O investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista  na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolares/escoalrizados. Enfim, esse grupo, em suas diferentes nuances individuais, não demonstrou ter um habitus estruturado capaz de angariar cultura, em suas múltiplas experieências sociais, para além do espaço profissional que detém. Portanto, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais, em sua amplitude, para professores e alunos.

Memória; biografia; capital cultural; formação docente

Texto completo: PDF