Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
CATARSE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A CONTINUIDADE DO ESFORÇO DE GRAMSCI NA PRODUÇÃO DA CATARSE
Mario Mariano Ruiz Cardoso

Última alteração: 2016-07-04

Resumo


O presente texto discute a categoria de catarse na Pedagogia Histórico-Crítica que se fundamenta na acepção gramsciana da catarse. A catarse é considerada elemento central da educação orientada pela PHC e nomeia o momento do processo educativo onde ocorre a incorporação orgânica do conhecimento pelo educando. Em seus primeiros escritos sobre a PHC, Dermeval Saviani, fundamentado na obra do intelectual italiano Antonio Gramsci, busca articular o momento catártico a elaboração de uma teoria pedagógica com base nas ideias de Karl Marx. Nos chamados Cadernos do Cárcere, obra que reuni os escritos de Antonio Gramsci realizados no cárcere fascista no início do século XX, o intelectual revolucionário italiano chama de catarse o movimento diáletico de superação pela classes subalternas do momento econômico, um processo de elevação de consciência e organização da classe trabalhadora que passa assumir uma posição ético-política diante da sociedade capitalista, ou seja, passa a produzir e articular condições objetivas e subjetivas para a construção de uma sociedade sem classes. Antonio Gramsci articula a esse processo as necessárias mediações educativas e culturais, dando destaque para o papel da escola na luta de classes. A obra de Dermeval Saviani, de modo especial, mas também de outros autores da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolve a concepção gramsciana da catarse no seio de uma teoria pedagógica interessada em dar direção ao processo educativo, criando condições concretas para que educadores e educandos, com centralidade para a tarefa da educação escolar, transitem do senso comum a uma consciência crítica da realidade global. Os resultados aqui apresentados são frutos de uma pesquisa teórica desenvolvida no mestrado em Educação na UFSCar-Sorocaba entre 2012 e 2014 que além da análise e interpretação de textos de Antonio Gramsci e de autores da PHC, coletou dados através de entrevista com Dermeval Saviani.


Palavras-chave


Catarse;Antonio Gramsci;Pedagogia Histórico-Crítica

Texto completo: PDF