Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Clarides Henrich de Barba, Rosa Maria Feiteiro Cavalari

Última alteração: 2016-07-15

Resumo


O objetivo deste artigo é descrever os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no contexto da Educação ambiental crítica, a partir dos fundamentos da pedagogia crítica. A fundamentação teórica baseia-se na epistemologia marxista, na dialética de Hegel e Marx, nos fundamentos teóricos e metodológicos da PHC que estão baseados em Saviani, e autores da Educação ambiental crítica. Tendo como base os fundamentos marxistas, desenvolvem-se os conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica que contribuem para uma didática da educação ambiental crítica. A educação ambiental é analisada pelos princípios da prática educativa, demonstrada como um processo permanente de aprendizagem em que se valorizam as diversas formas de cultura, do conhecimento para a formação onilateral para o desenvolvimento de uma consciência local e planetária.


Palavras-chave


Pedagogia histórico-crítica. Educação Ambiental. Valores Éticos e Políticos.

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