Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dária Aparecida de Jesus Carvalho, Lúcia Helena Morreira de Medeiros Oliveira

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, no que se refere aos aspectos teóricos e políticos observados no contexto contemporâneo da educação brasileira e nas definições do MEC para os indicadores de qualidade voltados para esse seguimento escolar. Essa análise é relevante, pois a partir de uma compreensão crítica da temática proposta, contribui para as discussões a respeito da qualidade das políticas públicas educacionais em vigor, considerando que a formação precária de professores é tida como uma das principais causas da falta de qualidade na educação básica. Nesse sentido, indaga-se: Qual a relevância da formação inicial e continuada para a qualidade de ensino dos professores que atuam na educação infantil? Quais os parâmetros exigidos pelo MEC para um profissional atuante na educação infantil? Buscamos, também, na literatura, teorias que mostram preocupação com a concepção de formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica como uma proposta para elevar a qualidade de ensino. Dialogamos com autores como Freitas (2004), para quem é importante “situar a formação do educador, para que possamos vislumbrar o futuro e as perspectivas de luta e construção que nos movimentam no presente”. A partir desse referencial, acreditamos que a formação de professores para a educação infantil tem passado por profundas mudanças, e, diante do novo perfil profissional exigido, é indispensável compreender o momento educacional, considerando os estudos sobre o contexto histórico, político e socioeconômico voltados para esse seguimento escolar. A partir dos estudos realizados, é possível perceber como a formação dos profissionais da educação infantil tem sido secundarizada dentro da escola, onde profissionais sem formação específica têm atuado sem nenhuma preocupação com a formação continuada, atendendo aos interesses do sistema capitalista, que privilegia a formação técnica, sem reflexão ideológica e política.

Formação de Professores; Educação Infantil; Qualidade

Texto completo: PDF