Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO
Silvana Lazzarotto Schmitt

Última alteração: 2016-07-04

Resumo

Este trabalho é resultado de estudos realizados, especialmente no decorrer da realização das disciplinas: “Dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica” e “Pedagogia Histórico-Crítica e Escola Pública”, bem como de leituras realizadas no decorrer do processo de formação acadêmica e atuação profissional da autora. O referencial teórico está pautado no materialismo histórico dialético, a partir dos estudos realizados por Dermeval Saviani; Álvaro Vieira Pinto Ligia Marcia Martins, Newton Duarte. As reflexões ora apresentas são de caráter preliminar no que tange os caminhos necessários para serem percorridos pelos profissionais da educação, na direção da compreensão desta teoria pedagógica e de suas implicações na prática docente. Dessa forma, serão abordados os pressupostos filosóficos, psicológicos e metodológicos que constituem a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), como uma das possibilidades de compreensão da docência na perspectiva desta teoria educacional contra hegemônica. A docência refere-se ao espaço escolar público.

Palavras-chave:

Palavras-chave

Pedagogia Histórico-Critica; educação escolar; escola pública; trabalho docente.

Texto completo: PDF