Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
Análise da Proposta Pedagógica do Projeto Córrego Bandeira e a sua relação com o Terceiro Setor.
Felipe Francisco Insfran

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O presente estudo tem como objeto de análise a descrição da proposta pedagógica do Projeto Córrego Bandeira, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na qual atende crianças da classe trabalhadora e índios da Aldeia Urbana Marçal de Souza. O Projeto é uma parceria da UFMS com o Instituto Ayrton Senna, como diretriz pedagógica utiliza os quatro pilares da educação, apresentado pelo Ministério da Educação e orientado pela Unesco. O estudo tem como objetivo entender a relação da proposta pedagógica com o público atendido e apontar a relação do Público e o Privado com o Projeto Córrego Bandeira. Para a referência teórica utilizarei autores como Saviani (2008, 2011), Duarte (2001,2010), Fernandes (2009), Paniago (2007) para analisar o referencial teórico do Projeto Córrego Bandeira e debater a relação pedagógica do objeto analisado com o público atendido. Parto de uma visão de mundo que vai na contramão do atual modelo de sociedade. Como pontos mediadores do estudo discutiremos a relação do Terceiro Setor na Educação e a influência do setor privado na esfera pública. Por fim no presente artigo constatou a presença de uma proposta pedagógica no Projeto Córrego Bandeira que não atende os interesses dos alunos e também a presença do Terceiro Setor em um projeto público contribuindo com interesses da classe dominante.

Palavras-chave

Escola nova; público e privado; projeto córrego bandeira; histórico crítica; teorias pedagógicas.

Texto completo: PDF