Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
AS ORIENTAÇÕES DO GRUPO ESCOLAR CORONEL FLAMÍNIO FERREIRA/LIMEIRA - SP 1930: UMA ANÁLISE DO LIVRO DE PALESTRAS PEDAGÓGICAS E DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
Alessandra de Sousa dos Santos, José Leite dos Santos Neto, Raysa Moraes de Lima

Última alteração: 2016-06-09

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal verificar a existência de orientações embasadas nos ideais do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova nos livros de palestras pedagógicas e no livro de visitas do Grupo Escolar Coronel Flamínio Ferreira, registrados na década de 1930. O referido Grupo Escolar foi criado em 1901 no município de Limeira, sua criação acompanhou o movimento de criação dos grupos escolares no interior do estado, implementados pela Reforma da Instrução Pública do Estado de São Paulo (1892) e representou um avanço em termos de organização do ensino no município. Na década de 1930, a educação no país sofreu forte influência da Escola Nova, a partir do Movimento dos Pioneiros da Educação Nova, este trabalho faz o esforço de procurar identificar se houveram orientações específicas nos livros de palestras pedagógicas 1930 e 1934 e no livro de visitas do Grupo Escolar Coronel Flamínio Ferreira (Limeira) que atendessem as demandas dos pioneiros.

Palavras-chave


Grupos Escolares; Escola Nova; Manifesto dos pioneiros da educação nova;

Texto completo: PDF