Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MILITAR AERONÁUTICA BRASILEIRA E SUAS FONTES DE PESQUISA
Carolina Fuzaro Bercho, Liliana Martins Marinho

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

A pesquisa em questão tem como objetivo analisar como se dava a formação dos Oficiais Militares entre o início da Criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941 até 1951 na Escola da Aeronáutica, localizada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, levando em consideração o contexto político, social, econômico, cultural e educacional do período. Partimos do pressuposto de que durante a década de 1940, a iniciativa desenvolvimentista de Getúlio Vargas ocasionou a união das Forças de Aviação no Brasil a partir da Criação do Ministério da Aeronáutica. A partir daí, houve a necessidade da formação de oficiais militares para a “novata” Força Aérea Brasileira. Desta forma, levantamos a seguinte questão de pesquisa: de que forma se deu a educação militar inicial destes oficiais antes, durante e após a 2ª Guerra Mundial? Houve a formação de “guerreiros do ar” mediante quais perspectivas metodológicas? Através da análise do estado da arte sobre a educação militar, a história da Escola de Aeronáutica e a coleta e análise de fontes primárias de pesquisa a exemplo da Revista Esquadrilha, (elaborada pelos próprios oficiais alunos) entre os anos de 1941 e 1951, observaremos o perfil cultural do oficial-aluno, seus usos e costumes e a rotina em formato de internato necessária para a sua formação. A pesquisa contribui para a História da Educação, em formato militar, pois o objeto da pesquisa envolve o início do Ensino Militar, em uma escola de formação de Oficiais responsáveis pela defesa aérea do país. Falar em Ensino Militar é falar de métodos, normas, tradições e heranças históricas que remetem ao início da educação no Brasil, uma vez que o modelo educacional na escola de formação da Aeronáutica permanece o mesmo até os dias atuais. Por meio dele é formado um tipo de mentalidade e condutas com ideais específicos que os distinguem da sociedade civil.

Palavras-chave

: Ensino Militar; História da Educação Militar; Escola de Aeronáutica; Força Aérea Brasileira.

Texto completo: PDF