Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O TEATRO E AS ARTES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL OMNILATERAL.
Elaine Cristina Silva Melo Gonçalves, Juliana Goncalves Gobbe

Última alteração: 2016-07-04

Resumo

O presente trabalho tem como proposta um estudo sobre a importância da arte, do teatro, da música e da literatura numa perspectiva pedagógica voltada para a Educação Integral. Para tanto, usamos como referência metodológica o materialismo dialético caracterizando teatro e educação numa proposta pautada na Pedagogia Histórico-Crítica. Os pressupostos utilizados no artigo remetem à arte numa perspectiva que oriente não só esteticamente o aluno, mas também traga em si os elementos políticos, possibilitando além de um apurado senso estético, uma aguçada crítica em relação à sociedade vigente. Os estudos sobre a Escola Integral corroboram com a perspectiva de omnilateralidade e suas consequências positivas no que diz respeito ao processo de formação humana.

Educaçao integral, marxismo, pedagogia histórico-crítica e teatro

Texto completo: PDF