Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O NOVO ESPAÇO E TEMPO DE ENSINAR E APRENDER DA CONTEMPORANEIDADE
Karine Ferreira de Moraes, Andreia Sousa de Jesus

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

O presente artigo tem como foco a discussão da Educação e das novas mediações pedagógicas inseridas no contexto da sociedade contemporânea, só possíveis com o surgimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Pensado de forma mais ampla, o aprendizado consolida-se ultrapassando os velhos limites das categorias de espaço e tempo presentes na escola desde o início da modernidade. É preciso, portanto, incorporar novos procedimentos ao agir educacional, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessas afirmações, a proposta é a viabilização de um portal educacional (website) como proposta pedagógica, uma vez que os ambientes multimídia aumentam a motivação dos alunos pela aprendizagem, facilitam a tarefa dos professores, favorecem a comunicação democrática e etc. Para isso, descreveremos cada etapa da construção desse ambiente virtual para oferecer informação e capacitação que auxiliem os profissionais da educação quanto a utilização do portal educacional para suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada nesta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e bibliográfica. O caminho teórico metodológico foi dividido em três partes. Primeiro buscamos compreender o momento atual, utilizando autores como Harvey (2010); Giddens (1995), Senett (2011), Bauman (2001), Castells (2011) entre outros. E, em seguida, fizemos uma reflexão sobre o ensino inserido neste contexto, utilizando autores como Bourdieu (2007), Saviani (2001), Gentili (2002), entre outros. Para tratar sobre mídias e educação, utilizamos Goergen (2005); Levy (1999); Santos (2012); Gonçalvez (2013), Sancho (2001) e Telles (2013). Por fim, para criar o website, buscamos tutoriais na internet em forma de vídeo-aula para descrever o passo a passo da criação do artefato. O período histórico escolhido para nossa pesquisa refere-se ao processo de transformação tecnológica revolucionária que tem moldado o contexto social. Tal processo tem início na década de 1970, como um novo paradigma tecnológico. O resultado alcançado com a nossa investigação sugere que há mudanças nos padrões da comunicação política nas democracias contemporâneas, permitidas pela expansão da internet e o uso das redes sociais e que tais mudanças podem ocorrer também no ambiente escolar, interferindo nos espaços e tempos de ensinar e aprender da contemporaneidade.

Palavras-chave

Educação; Política; Tecnologias digitais de informação e Comunicação; Contemporaneidade; Mediação Pedagógica.

Texto completo: PDF