Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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HISTÓRIA E PRESSUPOSTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PROFISSIONALIZANTE
Alessandra Aparecida Franco, Robson Luiz de França, Cleide Francisca de Souza Tano

Última alteração: 2016-07-15

Resumo


Este artigo aborda o contexto histórico da educação profissional no Pontal do Triângulo Mineiro, no período de 1957 a 1979. Seu objetivo central consiste em discutir a história da política educacional profissionalizante, em discutir a história da educação profissional, no período e local em recorte. As questões que o norteia são os pressupostos políticos e ideologias presentes na articulação e implantação das escolas técnicas profissionalizantes no Pontal do Triângulo Mineiro. O trabalho está dividido em três partes, sendo que a primeira contextualiza a história do desenvolvimento e mudanças no Estado Brasileiro, resgatando alguns fatos dos governos no período em recorte e história da inserção da educação profissionalizante na agenda política, nacional e local, destacando-se a participação da sociedade civil organizada. A segunda parte  apresenta os pressupostos políticos da educação profissional presente na Legislação e ainda discute a relação entre trabalho, sociedade, educação profissionalizante e ideologias. A terceira parte resulta da análise de conteúdo de duas dissertações que tratam sobre a história da política educacional profissionalizante: uma com foco no ensino agrícola e outra no comercial. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e dissertações, adotando uma perspectiva histórica crítica na análise dos dados. Conhecer a história da educação, a relação entre trabalho sociedade e educação possibilita compreender o presente, interpretar as tendências para o futuro, além de contribuir para a desalienação das ideologias formadas ao longo do tempo. No campo acadêmico é emblemática a compreensão do movimento da educação profissional, já que esta é uma modalidade em expansão a partir da década de 90. Espera-se que este trabalho fomente novas pesquisas sobre a temática abordada, resgatando o histórico desta modalidade de educação e discutindo questões e dilemas enfrentados pela escola

 


Palavras-chave


História; Educação Profissional; Política Educacional.

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