Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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DA HISTÓRIA OFICIAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL À BUSCA POR NOVAS HISTÓRIAS E A DIVERSIFICAÇÃO DAS FONTES
Keisyani da Silva Santos, Enicéia Gonçalves Mendes

Última alteração: 2016-06-28

Resumo


A Educação Especial, enquanto campo político, teórico e científico, se consolidou no Brasil a partir da década de 1970, mas foi com o advento da educação inclusiva, principalmente, a partir dos anos 2000 que as política públicas e a pesquisa em educação especial expandiu. Entretanto, a pesquisa sobre a história da Educação Especial está à margem das produções acadêmicas. Considerando este contexto, o presente trabalho objetiva descrever e analisar a produção recente acerca da história da Educação Especial no Brasil, seja em contexto nacional ou local. Desta forma, foi empregado o método de pesquisa bibliográfica.  Os principais resultados deste estudo indicam que a historiografia da Educação Especial para além de ínfima está majoritariamente pautada na utilização de documentos oficiais/ legais como fontes históricas, demonstrando assim a necessidade desta área em expandir o conceito e a utilização das fontes, de forma a contribuir para a construção de histórias sob diversas perspectivas.


Palavras-chave


Educação Especial. Historiografia. Revisão bibliográgica.

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