Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO DA POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO NO ASSENTAMENTO VILA AMAZÔNIA
Rosana Ramos de Souza, Luiz Bezerra Neto

Última alteração: 2016-06-22

Resumo

O presente estudo visa verificar nos Indicadores Demográficos e Educacionais e Censo Escolar, período (2007-2013) dados referentes a matrícula de alunos que vivem no campo e estudam no campo, bem como aqueles que vivem no campo e estudam na cidade, considerando os impactos no acesso, permanência dos alunos na escola ocasionados pelo processo de nucleação e longos percursos em transporte escolar inadequado e/ou perigosos. A Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer do município de Parintins (SEMED/PIN) organiza as escolas do campo em multisseriadas/unidocentes, agregadas e nucleadas, estas escolas estão sob a Coordenação de Educação do Campo. No ano de 2014 a SEMED de Parintins pontuou 20 (vinte) escolas nucleadas, o acesso dos alunos às escolas ocorre ou deveria ocorrer por meio do transporte escolar (terrestre ou fluvial), no caso da Região Amazônica é predominante o uso de transporte escolar fluvial. As escolas nucleadas objeto de pesquisa são construídas ou reformadas em comunidades mais estruturadas, estas deveriam oferecer melhores condições físicas e pedagógicas a fim de oportunizar aos alunos um ambiente propício para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo se constitui numa abordagem qualitativa pois, visa compreender as pessoas e os processos sociais e educativos que envolvem, considerando a historicidade no seu contexto de referência. A primeira fase da pesquisa visa a aquisição de referencial bibliográfico para a construção teórico-conceitual acerca do objeto de pesquisa. As análises foram realizadas a partir dos documentos do Ministério da Educação, bem como aqueles disponibilizados SEMED/Parintins, e ainda dos microdados expostos no Índice Demográfico e Educacional (2007 a 2013) e Censo escolar (2007 a 2013) que demonstram a redução no número de escolas no meio rural e o aumento significativo de alunos transportados diariamente no sentido campo-campo e campo-cidade, com incentivos de programas do Governo Federal. O fechamento de escolas e o transporte dos alunos em condições adversas tem causado insatisfação dos pais e limitado o direito do aluno em frequentar uma escola de qualidade que desenvolva o seu potencial cognitivo, afetivo e social. Diante disso, cabe questionar os impactos negativos advindos da política de nucleação no processo educacional das populações residentes que vivem e trabalham no campo.

Educação no Campo; Nucleação; Amazônia.

Texto completo: PDF