Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A ORGANICIDADE DA ESCOLA MILTON SANTOS DE AGROECOLOGIA (MST-PR):NOTAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS SEM TERRA.
Lais Ribeiro dos Santos Lima, Henrique Tahan Novaes

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

Desde o ano 2000 o MST tem desenvolvido práticas educativas em Agroecologia em contraposição a produção de alimentos envenenados, adubos sintéticos, transgênicos e máquinas pesadas o que levou a criação de escolas de educação profissional em Agroecologia em todo o Brasil visando à formação de “técnicos” dentro deste paradigma. No Estado do Paraná concentram-se cinco centros/escolas de educação agroecológica do MST, dos quais tomamos como objeto de estudo a escola de Agroecologia Milton Santos localizada na cidade de Maringá, por considerarmos que esta escola desempenha um papel diferenciado quanto a sua organicidade e desenvolvimento da Agroecologia. Pretendemos, portanto, demonstrar como é organizada a educação profissional em Agroecologia do MST no estado do Paraná, por compreendemos que a organização das escolas no MST acontece de forma democrática. Abordaremos os conceitos de estrutura orgânica, organicidade e participação buscando compreender o princípio da Gestão Democrática, adotado e vivenciado nas escolas do Movimento. Dividimos este trabalho em cinco momentos: no primeiro momento apresentamos como se configura a educação profissional no MST, ressaltando que esta se insere na contra tendência da educação profissional hegemônica, num segundo momento buscamos identificar a entrada da Agroecologia na agenda do MST e compreender sua inserção na educação profissional do Movimento; posteriormente apresentamos a escola Milton Santos de Agroecologia no estado do Paraná, no que se refere a estrutura e projeto político pedagógico. Num terceiro analisamos como é organizada a gestão da escola, apresentando o conceito de organicidade e gestão democrática no MST. Por fim, apresentamos como se configura a participação dos sujeitos sem terra no processo de organicidade da escola e do Movimento.

Palavras-chave

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Organicidade; Gestão Democrática; Agroecologia; Participação

Texto completo: PDF