Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A ESCOLA NORMAL DE CAMPINA GRANDE-PB: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR PARAIBANO (1960 -1970)
Pâmella Tamires Avelino de Sousa, Niédja Maria Ferreira de Lima

Última alteração: 2016-07-07

Resumo

Estudar uma instituição escolar significa mergulhar em um mar de complexidades. Muito mais do que fazer uma memória de uma instituição, estudá-la compreende problematizar fatos ocorridos na mesma, ou relacionados a ela (MAGALHÃES, 2004). Respaldadas nessa afirmativa, buscamos abordar nesse artigo um recorte da pesquisa de mestrado em educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG -PPGEd), sobre a implementação da Escola Normal Estadual “Padre Emídio Viana Correia” de Campina Grande - PB, criada na década de 1960, única instituição pública de formação para o magistério no nível médio do município, em funcionamento há mais de meio século. Portanto, a investigação sobre a Escola Normal Estadual, em Campina Grande - PB, busca colaborar para a constituição de um conhecimento acerca do processo de implementação e consolidação da referida Escola. Inicialmente, neste estudo, focalizaremos alguns elementos que possibilitem um conhecimento e reflexão acerca da sua história e funcionamento na década de 1960-1970, apresentando alguns dados relativos ao histórico e o público escolar dos discentes. Em relação ao período de estudo 1960 a 1970, para estudar o processo de implementação da Escola Normal de Campina Grande, respectivamente, o ano de sua criação e o último ano de vigência da LDB nº 4024/61, uma vez que a Lei nº 5692/71 desfigurou o Curso Normal. Como fontes, trabalhamos com dados históricos da Escola e fichas da vida escolar do alunado. Tais fontes foram buscadas no arquivo da Escola Normal, depois fotografadas e, em seguida, feita uma leitura dos dados contidos sobre o histórico escolar dos alunos. Consideramos a relevância de estudos de autores como Almeida (2004), Saviani (2008), Araújo (2008), Kulesza (1998), entre outros, que discutem a construção da Escola Normal como lócus de formação do magistério dos anos iniciais de escolarização, no Brasil e na Paraíba. Podemos concluir, ainda que provisoriamente, que houve um descompasso entre a criação da Escola Normal de João Pessoa, ainda no século XIX, e a de Campina Grande, criada na segunda metade do século XX. Por outro lado, a preocupação de instauração dessa Escola Normal, expressava mais que o interesse na instrução pública de qualidade. Como afirma Kulesza (2008) a escola normal, uma escola do sexo feminino destinada às elites, passou a ser referenciada como local de profissionalização para a mulher de classe média, após a urbanização das cidades. Tais aspectos podem ser identificados no número de alunas matriculadas nas décadas de 1960-1970. Por fim, os dados nos levam a proceder com a investigação a fim de compreendermos melhor como se configurou a Escola Normal (espaço físico, perfil das normalistas, docentes, currículo, solenidades e demais aspectos do cotidiano escolar) no período de 1960 a 1970, enfim, como se desenvolveu o processo de implementação da referida Escola no município de Campina Grande-PB.

Palavras-chave

Instituições escolares; Escola Normal; Formação de professores; Campina Grande-PB.

Texto completo: PDF