Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA ESTADUAL DE SEGUNDO GRAU DOUTOR DARIO PACHECO PEDROSO E A POLÍTICA EDUCACIONAL DO REGIME MILITAR
Ana Rita Bueno Camargo Matos, Heulalia Charalo Rafante

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a Escola Técnica Agrícola Estadual de Segundo Grau Doutor Dario Pacheco Pedroso, criada em 1970, em Taquarivaí, então distrito de Itapeva, São Paulo e incorporada, em 1994, ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tal objeto é analisado a partir da abordagem da trajetória histórica do ensino agrícola, o qual passou por mudanças, ao longo das transformações políticas e econômicas operadas entre os períodos colonial e republicano. Essa abordagem é realizada com base em autores como: Saviani (2007), Sobral (2005), Feitosa (2006), Fernandes (1975) e Costa; Limberger (2011). Para o estudo da criação e do perfil do ensino agrícola ministrado na Escola pesquisada, é utilizado um Histórico do estabelecimento, datado de 1984. Considerando a criação da Escola no quadro do projeto de modernização do regime militar, o ensino agrícola ministrado naquele estabelecimento estava vinculado à política educacional da ditadura, caracterizada pela valorização do preparo de mão de obra para o mercado de trabalho, para a qualificação profissional.

Palavras-chave

Ensino agrícola; Escola Técnica. Modernização; Qualificação; Mercado de trabalho.

Texto completo: PDF