Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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ARTICULAÇÕES DE PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPACTOS DA SOCIALIZAÇÃO DO SABER PARA DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


O presente trabalho analisa a experiência pedagógica que utiliza princípios da Pedagogia Histórico-Crítica e tem sido desenvolvida por professores e estudantes da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em uma escola pública da região periférica do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. As produções clássicas  têm relevância metodológica para a socialização do saber e, por isso, foi proposto o estudo de autores da literatura clássica no “Curso de Extensão Formação de Comunidade Escolar: Literatura e Lutas na América Latina”.  Na prática o curso tem como proposta pedagógica viabilizar a apreensão do pensamento social latino-americano pelos estudantes da EJA, pais de alunos do ensino fundamental e profissionais da escola, bem como, possibilitar aos alunos bolsistas da graduação e estudantes de pós-graduação experiências formativa na Pedagogia Histórico-Crítica. A experiência em analise aponta elementos para o desenvolvimento metodológico para contribuir com a socialização do saber, o desenvolvimento intelectual e a formação de intelectuais orgânicos na apreensão dos problemas sociais e das formas de lutas apresentadas nas obras clássicas estudadas. Trata-se de uma atividade extra-curricular que tem contribuído para a formação curricular dos estudantes da EJA  e acentuar o papel formativo  que a escola deve propiciar aos seus estudantes e comunidade escolar.


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; Desenvolvimento Intelectual; Intelectual Orgânico; Socialização do Saber.

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