Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
JUVENTUDE E MOVIMENTOS POPULARES: CONECTANDO SABERES NO ENSINO MÉDIO
Jesus de Nazaré de Lima da Costa, MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO

Última alteração: 2016-07-05

Resumo

O presente artigo irá abordar sobre a atividade de pesquisa do Programa Conexões de Saberes: diálogo entre as Comunidades Populares e a Universidade (PCS), por intermédio do Projeto Conectando Saberes no Ensino Médio na Escola Dr. Celso Malcher, localizada no Bairro da Terra Firme-PA. A proposta deste trabalho é apresentar e discutir questões relativas a temas que envolvem a juventude e o protagonismo juvenil, na escola básica e sua comunidade.  Buscando entender os processos culturais vivenciados pelos jovens pertencentes a essa comunidade e a escola. Ao mesmo tempo, como esses jovens são protagonistas no processo de rompimento das barreiras da exclusão social para futuro prosseguimento nos Estudos. É preciso olhar os jovens não como um problema social, mas como sujeitos sociais capazes de serem agentes de conquistas, sonhos e lutas. Tal discussão visa demonstrar se o poder público desenvolve políticas publicas para esses jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Tomaremos como referencial (GIL, 2012), (FERRETI, ZIBAS E TARTUCE, 2004); (SPOSITO E CARRANO, 2003), (DAYREL, 2002, 2003, 2005 e 2007), (ABRAMO, 1997 e 2005, (PAIS, 1993), (PERALVA, 1997). Este trabalho é fruto projeto Conectando Saberes no Ensino Médio, realizado no período de 2012 a 2014, na referida escola. Nesta perspectiva tomamos como objeto de estudo a juventude.

Palavras-chave

Protagonismo Juvenil; Comunidades Populares; Educação Básica; Políticas públicas.

Texto completo: PDF