Última alteração: 2016-06-09
Resumo
O presente trabalho propõe apontamentos sobre a fotografia como fonte histórica. Surgiu como parte de um projeto de pesquisa intitulado “O Arquivo Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes: recuperação e preservação da história da educação através de documentos escolares”. A partir das atividades do referido projeto chegou-se aos estudos sobre o acervo fotográfico. O esforço teórico do presente texto tem como direção a compreensão da história da educação escolar a partir da utilização de fontes fotográficas. Num primeiro momento aponta para o entendimento da fotografia como uma marcação do passado (imagem/documentos) e em seguida como representação de uma imagem específica, uma apreensão de algo que se escolhe retratar (imagem/monumento). Seguindo-se a isso, a compreensão das novas fontes históricas obtidas a partir dos arquivos escolares e seus vários objetos e toda a gama de documentos que ele possui, tornam-se importantes meios de compreender as questões que permeiam a função educacional e social que a escola tem suas formas de ensino, suas caracterícisticas e seu público. Soma-se a discussão, fotografias que remotam a década de 1940, parte do referido acervo.