Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: TEORIA DA EVOLUÇÃO X DOUTRINA CRIACIONISTA
Hugo Rodrigues da Silva

Última alteração: 2016-07-04

Resumo


As influências das instituições religiosas, principais veículos de disseminação da doutrina criacionista, na mediação do conhecimento ligado às Ciências Naturais esvaziam os conteúdos ministrados nas escolas de Educação Básica, ao considerar o aluno como um ser desprovido de história e crítica. Esse trabalho aponta as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica na mediação dos conhecimentos das Ciências Naturais, haja vista que ela reúne as categorias da historicidade, da materialidade e da totalidade, também presente nos conhecimentos mediados pelos professores, sobretudo a teoria da evolução darwiniana que se estrutura com bases científicas, históricas e materiais no sentido oposto ao da hipótese ou doutrina criacionista e sua forma atualizada denominada de Design Inteligente. Para isso utilizamos os referenciais presentes nas teorias de Marx& Engels e Darwin, especialmente seus métodos de pesquisa que convergem para os três elementos que denominam o materialismo histórico e dialético, os primeiros referentes as relações político-econômico-sociais entre os seres humanos e o segundo referente as relações existentes entre os seres na economia do mundo natural. Para a compreensão das influências na constituição do pretenso sistema de ensino brasileiro foram de suma importância os escritos de Dermeval Saviani, que também é o principal formulador da teoria pedagógica presente no trabalho. Na análise dos projetos de lei em tramitação no poder legislativo foi possível apontar como a potencialidade das teorias que fundamentam a elaboração dos conteúdos referentes às Ciências Naturais e a mediação dos mesmos nas escolas, está se reduzindo a suposta neutralidade, tirando a finalidade prática social dos mesmos.

Palavras-chave


Ciências Naturais; Escola; Pedagogia Histórico-Crítica, Doutrina Criacionista

Texto completo: PDF