Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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“EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CARLOS ”
Maria Aparecida Pereira

Última alteração: 2016-07-06

Resumo


A presente proposta de trabalho se insere na reflexão sobre o primeiro ciclo da educação fundamental, em particular, na relação entre a educação infantil e a prontidão para o letramento, destacando a necessidade de se discutir tanto a formação quanto a aprendizagem dos professores da rede municipal de São Carlos. Além disso, ao mesmo tempo discorre sobre a importância da alfabetização e do letramento cientifico e sobre a deficiência dos cursos de formação inicial de professores da educação infantil e das séries inicias na área de Ciências Naturais. Outra temática de reflexão será sobre o papel das instituições não-formais de educação como espaços capazes de contribuir para a formação dos docentes. Dentre esses espaços, destaca-se o Museu da Ciência Mario Tolentino, que vem advogando em prol da: divulgação e da aproximação científica, desmistificando que a ciência, não é uma atividade unicamente e exclusivamente das universidades com os seus referidos laboratórios. Dessa forma, o objetivo primordial será proporcionar a formação dos professores da educação infantil sobre a alfabetização e o letramento cientifico como elementos atrelados à alfabetização e ao letramento da nossa língua, ou seja, muito mais do que o ensino de ciências por si só. Outro objetivo será contribuir para a formação dos professores, no que tange a questão do ensino de ciências naturais e ao mesmo tempo ensinar aos mesmos como incorporar as atividades desenvolvidas pelo Museu da Ciência Mario Tolentino ao cotidiano escolar. Em termos metodológicos, essa proposta envolverá as seguintes etapas: a) revisão de literatura sobre os seguintes elementos: alfabetização e letramento científico; formação de professores, sobretudo no seu aspecto histórico; espaços de educação formais e não-formais; b) elaboração e organização do curso de formação continuada para os professores; c) desenvolvimento e aplicação do curso; d) avaliação da formação e da aprendizagem dos professores, através da observação e da interação com eles ao longo de todo o processo de formação, bem como, através de instrumentos de coletas de dados, como um relato pessoal sobre a formação, destacando a contribuição da mesma sobre a “prontidão para o letramento”; e) análise e interpretação dos dados coletados, através da leitura dos relatos; f) síntese, conclusão e elaboração do relatório final.


Palavras-chave


Alfabetização científica; Letramento científico; Ensino de ciências; Formação de professores.

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