Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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POLÍTICAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS RURAIS DE PARAUAPEBAS/PARÁ: O QUE A COMPANHIA VALE (CV) TEM A VER COM ISSO?
Viviane Cardoso da Silva

Última alteração: 2016-05-25

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da Companhia Vale (CV), via Fundação Vale (FV), na construção da política educacional adotada pela rede municipal de ensino da cidade de Parauapebas, localizada na Região Sudeste do Estado do Pará, em particular no que se referem as escolas do campo. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com aporte na perspectiva da trajetória histórica das políticas educacionais de 2005 a 2010, desenvolvidas pela localidade em análise. As ferramentas de investigação adotadas foram: a pesquisa bibliográfica, embasada em obras acerca da educação no meio rural e de estudiosos marxistas, os quais se tornaram os referenciais teóricos e metodológicos do presente trabalho. Além disso, utilizou-se a pesquisa documental e pesquisa de campo, através de documentos e imagens, que possibilitassem a leitura acerca das influências que a Fundação Vale (FV) teve na política educacional adotada por esse município, em particular, as relacionadas às escolas rurais, já na pesquisa de campo foram também coletadas entrevistas com sujeitos que dariam condições de compreender a realidade local das escolas rurais. Como possibilidade de resultados, pode-se destacar as seguintes aproximações: a) através da Fundação Vale (FV), uma Organização Social pertencente à atual Companhia Vale (CV), desenvolve através de parceria público-privada, a formação continuada da rede de ensino, de modo geral; b) a CV e FV, também, tem construído prédios escolares, nessa, e em outras localidades do Brasil, cuja manutenção se dá através de concessão do uso desses espaços as prefeituras, o público atendido em sua maioria são alunos do meio rural; c) as relações estabelecidas entre a CV e a cidade de Parauapebas, demonstram a força do capital sobre a educação e definição das políticas locais, de modo a enfraquecer as lutas camponesas nesse processo.


Palavras-chave


Política Educacional; Trajetória Histórica; Educação no campo; Parcerias público-privadas; Organização da Educação.

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