Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
CLASSE HOMOGÊNEA: UM PRINCÍPIO NORTEADOR DA ESCOLA MODERNA EM QUESTÃO.
Samira Saad Pulchério Lancillotti

Última alteração: 2016-07-09

Resumo

O presente estudo objetiva apontar que a formação de classes homogêneas, um princípio que norteou a organização da escola e da pedagogia modernas com vistas ao alcance do desiderato de "ensinar tudo a todos", encontra-se em xeque, no contexto histórico presente, diante da proposta de uma escola inclusiva capaz de formar conjuntamente a ampla diversidade que acorre às escolas. A questão em foco será debatida a partir do recurso às fontes clássicas, historiográficas e documentais, tomando por referência inicial a proposição do ensino comum/simultâneo, tal como aparece na Didática Magna, de Comenius, no século XVII; passando pela educação dos retardados e dos excepcionais, propostas por Alice Descoeudres e Helena Antipoff, respectivamente, e chegando a fins do século XX, com a Declaração de Salamanca (1994), documento internacional que projeta a proposta de uma escola inclusiva para o século XXI. Parte-se do pressuposto de que, desde a sua emergência, a instituição escolar busca formas de organização adequadas ao cumprimento de suas finalidades, que se transformam sob impacto do movimento histórico, sempre em conformidade com as condições materiais de cada tempo. A análise indica que o desafio posto à escola contemporânea é o de formular uma pedagogia assentada na heterogeneidade, o que, em ultima instancia, coloca em crise a escola graduada, organizada em níveis progressivos.

Palavras-chave

classes homogêneas; escola graduada; ensino simultâneo; individualização do ensino; inclusão escolar.

Texto completo: PDF