Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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A política educacional da Educação a Distância no Brasil, Rússia e China. Resultados Iniciais.
Raquel De Almeida Moraes

Última alteração: 2016-05-23

Resumo


Partindo da importância que tem tido a Educação a Distância na educação superior na atualidade, o objetivo desta comunicação é apresentar pesquisa sobre a política educacional da Educação a Distância no Brasil, Rússia e China, dos primórdios à 2015. A pesquisa está sendo realizada utilizando a abordagem materialista histórico-dialética, coletando as informações por meio de fontes bibliográficas e documentais, obtidas junto repositórios na web. Nos resultados iniciais destaca-se que tendo em vista que o Brasil, Rússia e China têm em comum nas suas políticas termos como “a sociedade do conhecimento”, a“economia do conhecimento” e a “educação ao longo da vida”, nos questionamos se esses países não estariam se subordinando às orientações dos organismos multilaterais, pois seus modelos econômicos, o chamado “comunismo de mercado”, não se mostra crítico e mesmo contra-hegmônico a essa orientação.


Palavras-chave


BRICs; Educação a Distância; Estudos Comparados em Educação; História da Educação; Política Educacional.

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