Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877): UMA LEITURA DE IMBRICAÇÕES GEOGRÁFICAS, LITERÁRIAS E EDUCACIONAIS
Filipe Rafael Gracioli, Sueli Iwasawa, João Pedro Pezzato

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


O texto que se apresenta é parte dos estudos desenvolvidos na perspectiva das aproximações entre a literatura infantil e a geografia, que se inserem na História da Educação como campos de saberes que dialogam no sentido da construção de ideologias nacionalizantes e de formação de um sentido patriótico à criança leitora do período histórico compreendido entre os finais do século XIX e início do século XX. O objeto de estudo está na relação desempenhada entre estes campos de saberes a partir da análise de dois livros de teor geográfico orientados à criança leitora do período considerado, significativos aos seus tempos quanto ao empoderamento na relação da criança leitora com o espaço geográfico, a saber, a Geografia de Dona Benta (1935) de Monteiro Lobato e o Le tour de la France par deux enfants, de G. Bruno, publicado em 1877. Como referencial teórico-metodológico eleito para estudo apresenta-se o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, que aponta para a ideia de que há sinais, ou indícios em um texto que indicam direções que revelam as suas particularidades negligenciáveis, como saberes não captáveis a princípio numa leitura menos atenta, mas que desempenham papel relevante na compreensão de visões de mundo de autores e de suas produções. Para tanto, trabalhou-se no texto com análises de situações e de enredos que aproximam ideias e conteúdos de teor geográfico entre os dois livros. Embora não se intente uma análise comparada entre narrativas, mas com um propósito que a tangencia, o texto que se apresenta conclui pela visitação do autor brasileiro ao livro francês como suporte para o desenvolvimento de sua narrativa, inspirando-se naquele livro tal como fizeram outros autores brasileiros, inaugurando para a infância uma literatura que se pode considerar como de itinerário, unindo língua, literatura e geograficidades de um modo jamais visto em outro momento na literatura orientada para a criança no mundo ocidental.


Palavras-chave


literatura infantil, língua, geografia, geograficidade, educação

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