Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ
Francinara Silva Ferreira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Última alteração: 2016-05-20

Resumo

Este texto aborda a Gestão Escolar a partir de estudo desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar/Turma 2013/UFOPA, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que constitui uma política nacional direcionada à formação continuada dos gestores escolares, alicerçada na perspectiva democrática da gestão. Investiga-se o processo de formação no Curso e suas contribuições para a implementação da gestão democrática em escolas da educação básica pública, na Região Oeste do Pará. Para tanto, utilizamo-nos de pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, pautamo-nos na pesquisa de campo, fundamentada em análise bibliográfica e documental. Referencia-se em Libâneo (2004), Ferreira (2004; 2011), Paro (1990;1997;2015), Cury (2011), Oliveira; Moraes e Dourado (2012), Colares; Rocha e Colares (2012), Lück (2000). Por meio da pesquisa de campo, de base documental, verificou-se de acordo com o projeto e relatório final do curso, que este prima pela formação de gestores das escolas públicas, baseada nos princípios da gestão democrática, concebendo a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana. Os estudos teóricos realizados, assinalam que o gestor é o responsável por liderar as ações na escola, mas para que essas sejam efetivadas é imprescindível que seja dado enfoque a participação, ao compartilhamento das responsabilidades, de modo que, os professores, os pais e comunidade em geral se envolvam nas decisões da escola, e que estes construam e reconstruam o projeto político pedagógico e o cotidiano escolar. As reflexões tecidas corroboram com o entendimento de que a gestão da educação deve ocorrer a partir da participação e do diálogo entre as pessoas envolvidas nesse processo, privilegiando a busca coletiva da solução de conflitos na escola, e este caminho deve ser conduzido pelo gestor, que deve ser o facilitador da gestão democrática na escola, nesse sentido, concebe-se que a formação continuada pode subsidiar a compreensão e efetivação dessas ações.

Gestão Escolar. Política de Formação Continuada. Gestão Democrática.

Texto completo: PDF